segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Velas variadas





Preparação da vela piloto
A vela piloto é a vela básica e a primeira que vamos aprender por ser muito usada como base para velas com elementos tais como trigo, folhas, grão e outros. Ela será a parte central destas velas em que uma segunda camada com elementos será colocada. Ao se queimar, a vela piloto permite que a segunda camada com os elementos permaneça intacta.
Vamos conhecer o material necessário:

■ Parafina.
■ Cera micro ou estearina.
■ Pavio.
■ Fôrma de alumínio.
■ Palito de madeira.
■ Tesoura, fita crepe.
■ Vaselina líquida.
■ Papel absorvente.
■ Massa de calafetar.

Unte a fôrma com vaselina, em seguida passe o pavio no fundo da fôrma e prenda-o com palito de madeira na boca da fôrma, centralizado. A seguir, vede o orifício com massa de calafetar e reforce a vedação com fita crepe. Esse procedimento será usado na fabricação de todas as velas.
Em seguida, derreta a parafina com a cera micro ou estearina; use um termômetro para verificar se já está na temperatura ideal, o que ocorre em torno de 60 ºC e 65 ºC, não podendo ultrapassar 150 ºC, pois ela pode entrar em combustão e se incendiar.
Com o auxílio de uma concha, despeje a parafina quente com todo cuidado numa caneca de bico. Em seguida, despeje na fôrma já preparada. A parafina leva cerca de uma hora para secar e endurecer dependendo do tamanho do molde e a temperatura ambiente. Quanto maior o molde mais demora a secar.

Velas básicas perfumadas
Para fazermos a vela básica perfumada que, ao ser acesa, invade o ambiente com seu doce aroma desencadeando lembranças e sensações muito agradáveis; além da parafina que estará obviamente presente em todas as técnicas, precisaremos de:
■ Prato descartável.
■ Papel absorvente.
■ Vaselina.
■ Essência de canela.
■ Fita crepe.
■ Anilina.
■ Essência.
■ Pavio.
■ Massa para calafetar.
■ Palito de madeira.
■ Tesoura.
■Molde.
Unte a fôrma e prepare-a como na vela anterior.
Derreta a parafina com cera micro ou estearina e adicione aos poucos corante usando um palito de churrasco. Coloque o corante aos poucos até atingir o tom desejado. Mexa até ficar bem homogêneo. Teste a cor colocando um pouco da parafina em um pires com água, pois, depois que a parafina endurece, a cor fica mais escura.
Observe a temperatura ideal utilizando um termômetro. Lembre-se que para as velas perfumadas, a temperatura deve ser mais baixa para não evaporar a essência (em torno de 75 °C). Nesta temperatura, a vela ficará lisa e brilhante sem evaporar o perfume.

Vela perfumada
Coloque a essência e a vaselina em pasta na parafina. Em seguida, despeje devagar a parafina quente na fôrma e aguarde secar.
Quando a parafina estiver compacta, porém ainda mole, formará uma leve depressão. Corte o pavio rente a parafina e complete com um pouco mais de parafina. Faça isto quantas vezes forem necessárias até que a superfície fique nivelada.
Verifique se a vela já esfriou e secou; tire a massa de calafetar e a fita crepe do fundo da fôrma, e retire a vela. Ela deve ser embalada para ser comercializada e evitar que o seu perfume evapore.


Vela degradê

Esta é uma vela de fácil confecção, porém, muito apreciada. Você poderá fazer nos tons que desejar e o efeito é sempre muito bonito. Além da parafina já derretida, você irá precisar de:
■ Pavio.
■ Fôrma.
■ Vaselina.
■ Palito de madeira.
■ Corante.
■ Massa para calafetar.
■ Fita crepe.
Unte a fôrma e prepare-a como na vela anterior. Verifique a temperatura da parafina já preparada e divida a parafina líquida preparada em três partes iguais. Adicione corante aos poucos em quantidades diferentes em cada parte formando tons degradês. Mexa bem cada cor em separado até que a mistura fique bem homogênea. Teste as cores num pires com água. Só depois que a parafina endurece é que a cor aproxima-se do tom final da vela, porém, ainda é um tom aproximado.
Depois de colorir as três partes de parafina, despeje devagar a primeira cor na fôrma ocupando cerca de um terço do espaço; esta será a primeira camada. Aguarde o tempo de secagem entre as camadas, porém, sem esperar secar totalmente, caso contrário, a segunda camada não adere à anterior. Portanto, espere secar, mas não muito.
Quando a última camada estiver compacta, porém, ainda meio mole, formará uma leve depressão. Corte o pavio rente a parafina e complete com um pouco mais de parafina; faça isto quantas vezes forem necessárias para que a superfície fique nivelada.

Vela texturizada

A vela texturizada é um banho de parafina que se dá na vela piloto e a seguir, texturiza-se com um garfo provocando um efeito interessante e muito bonito. Você pode escolher a cor da sua preferência.
Para fazer esta vela precisaremos além da parafina preparada de:
■ Vela piloto branca.
■ Palito de madeira.
■ Garfo.
■ Corante.
■ Prato com água para o teste de cor.
■ Fôrma para dar banho.
Encha a fôrma com parafina preparada. Coloque aos poucos a anilina marrom; mexa com o palito até chegar à cor desejada. Faça o teste para verificar o tom ideal. Adicione mais anilina se desejar. A cor só vem quando a parafina endurece, porém, o tom é aproximado já que depende também da quantidade. Outro cuidado é manter a temperatura em torno de 65 °C. A seguir, dê o banho de parafina quente. Banhe de três a quatro vezes até ficar bem coberta, escorra com cuidado, colocando a seguir numa superfície plana e lisa.
Aguarde secar por uns cinco minutos. Esta parte que você vê em cima será o fundo da vela. Ao secar, vai se formando a cavidade que deve ser preenchida até que fique nivelada.
Vamos, agora, à texturização. Com um garfo, faça riscos longitudinais na vela, isto é, arranhe-a com o garfo de baixo para cima. Retire o excesso com a mão.
Finalmente, dê um rápido banho de parafina branca e quente para dar acabamento. Corte o pavio e está pronta a vela texturizada.


Vela mosaico

Material necessário

■ Parafina.

■ Cera micro ou estearina.

■ Pavio.

■ Fôrma de alumínio ou de outro tipo.

■ Palito de madeira (churrasco/picolé).

■ Tesoura.

■ Fita crepe.

■ Vaselina líquida.

■ Papel absorvente.

■ Massa para calafetar.

■ Corantes.

■ Faca.

■ Chapa grossa de alumínio.



Vela mosaico

Para fazer os pedaços coloridos de parafina

Divida a parafina líquida em, no mínimo, três partes. Adicione corante aos poucos usando o palito de churrasco como dosador, em quantidades diferentes para todas as partes, de acordo com a sua preferência. Cores diferentes devem ser utilizadas.

Mexa cada cor em separado até ficarem homogêneas. Teste as cores num pires com água.

Despeje separadamente as parafinas coloridas em fôrmas rasas pequenas de alumínio, e untadas, até a altura que a parafina atinja a espessura de cerca de 1 a 1,5 cm. Deixe esfriar até o ponto em que seja possível cortar em pequenos quadrados com a faca. Aguardar caso a parafina ainda esteja líquida, mas não deixar secar demais a ponto da faca não penetrar a parafina.

Retirar das fôrmas os pequenos cubos coloridos.

Confecção da vela

Unte a fôrma e prepare-a como na vela anterior. Misture os cubinhos coloridos e preencha a fôrma até cerca de 1 cm da boca da fôrma com eles. Em seguida, despeje devagar a parafina a 70 ºC no interior da fôrma e deixe secar.

Quando a parafina estiver compacta, mas mole, formará uma leve depressão. Corte o pavio rente a parafina e complete com um pouco mais de parafina, quantas vezes necessárias até que a superfície fique nivelada.

O acabamento final é feito com chapa quente.

Vela queijo com piloto

Aqui será usado o gelo para provocar na vela o efeito semelhante a um queijo. Os materiais necessários além da parafina preparada, são:

■ Vela piloto.

■ Palito de madeira.

■ Fôrma.

■ Vaselina.

■ Tesoura.

■ Papel absorvente.

■ Corante.

■ Fôrma de gelo de bolinha.

Para esta técnica, você pode mandar fazer fôrmas com chapa de zinco ou usar fôrma de PVC com o formato que você quiser. Porém, ela precisa ser bem untada, senão a vela não sairá do molde.



Vela queijo

Nesta técnica, será usada a vela piloto. Unte bem a fôrma e prepare-a como na vela anterior. Adicione corante à parafina quente. Mexa bem, teste a cor e verifique a temperatura que deva estar em torno de 60 ºC. Coloque o gelo bem quebradinho em ¼ da fôrma, arrumando-o em torno da vela piloto.

Em seguida, despeje a parafina quente no interior da fôrma. Aguarde um pouco e coloque a parafina quente colorida. Espere secar por cerca de seis horas. Quando estiver quase no ponto, complete com um pouco mais de parafina para nivelar a vela.


Vela areia
É impressionante a criatividade das pessoas ao criar velas, até a areia vira elemento de composição de peças muito originais. Além da parafina já preparada e colorida nos tons desejados, você precisa de:
■ Cal.
■ Areia.
■ Peneira.
■ Moldes variados.
A parafina usada deve ser bem quente, em torno de 100 ºC, para que fique bem aderida à areia.
Faça uma mistura de areia e cal. Para cada quilo de areia, usa-se 100 gramas de cal, mas esta não é uma medida rígida. O cal tem função de clarear a areia dando um aspecto de areia do mar e também de ligar.
Peneire a areia para ficar bem fininha. Se você usar areia do mar, pode usar menor proporção de cal. Pode usar vários tipos de moldes e improvisar também usando a criatividade. Coe o cal e misture com areia e água para que o molde se fixe na areia com mais facilidade.
Pressione os moldes na areia com cuidado. Desta maneira, fazem os verdadeiros moldes das velas. Moldes de madeiras são muito bons para este trabalho e você pode mandar fazê-los na marcenaria. Ela não pode ser perfumada em virtude da alta temperatura. Use funil, concha pequena ou bule para preencher os buracos na areia. Aguarde cerca de seis minutos e, quando a vela estiver num ponto possível de segurar o pavio, isto é, ainda meio mole, coloque-o centralizado e acabe de preencher.
Se precisar, use um palito para segurar o pavio. Você pode, se quiser, acabar de preencher com outra cor. Pode também fazer a primeira parte branca e a segunda, colorida. Aguarde a secagem, porém, não espere muito tempo, pois, a areia começa a secar e a cair em cima da parafina sujando o trabalho

Vela com elemento

Uma das mais interessantes técnicas é esta que usa a criatividade e os mais diversos elementos para compor a vela. Utilizando uma vela piloto, você tem inúmeras opções para decorar sua vela, utilizando grãos diversos, flores e folhas secas, frutas desidratadas, especiarias como cravo, canela, girassol, bola de gude, etc.

Vela com elementos diversos, para enfeites
Material necessário
■ Velas pilotos de acordo com as fôrmas.
■ Corantes.
■ Fôrmas de tamanhos variadas.
■ Folhas ou flores diversas.
■ Folhas desidratadas naturais ou tingidas.
■ Canela.
■ Trigo.
■ Café.
■ Maçã ou laranja.
■ Palito.
■ Grampo de cabelo.
Unte a fôrma com vaselina e centralize a vela piloto. Lembre-se toda vez que para usar a vela piloto não é necessário usar fôrma com buraco embaixo. Prenda o pavio da vela piloto com palito de churrasco.
Acabe de preparar a parafina, observando a cor e a temperatura que deve ser em torno de 75 a 80 ºC.
Se quiser, pode fazer vela com elementos usando parafina colorida ou branca, porém, use uma cor clara para realçar os elementos.



Vela com flores e cascas desidratadas

Use a parafina na temperatura de 75 a 80 ºC. Se quiser acrescentar essência, a temperatura deverá ser mais baixa em torno de 75 ºC. Se optar por colocar essência, adicione uma colher de vaselina em pasta ou fixador para fixar o perfume e adicione uma colher de sopa de essência. A quantidade também vai depender da essência ser fraca ou forte.

Outra observação trata-se no caso da vela piloto, a parte de cima será mesmo a parte de cima da vela, ao contrário das outras, que precisam ser vedadas, em que a parte de baixo é que será a de cima.

Se você desejar, pode dar um banho de água quente, ou de parafina ou mesmo passar a chama de maçarico na vela, para que fique mais transparente e possamos observar melhor os elementos no seu interior.

Vela alveolada

Corte o pavio no tamanho desejado ou de acordo com a folha de cera alveolada. Ele deve ser um pouco maior que a folha. Enrole o pavio nesta folha que deve ser aquecida com secador de cabelo, que irá promover o amolecimento e a aderência ao enrolar a peça. Enrole com cuidado. Esta é uma vela simples de fazer e muito bonita
Vela marmorizada

Esta vela, como o próprio nome indica, tem o efeito marmorizado em virtude da técnica empregada.

Material necessário

■ Massa de calafetar e fita adesiva.

■ Elástico.

■ Pavio.

■ Corante.

■ Fôrma.

Vela marmorizada

Passe vaselina no interior do molde. Amarre com elástico e calafete as juntas. Introduza o pavio. Corte e vede o fundo. Preparada a caixa-fôrma, vamos colocar a parafina que deve estar em temperatura baixa, em torno de 40 a 60 ºC.

Coloque o corante em uma parte da parafina; misture bem com o palito até que chegue à cor desejada. A cor usada é o preto. A seguir, bata a parafina com o batedor de clara ou garfo. Ela irá espumar e, aos poucos, irá se solidificando. Continue batendo. Se ainda estiver quente, deve-se aguardar um pouco. Bata até chegar a um ponto considerado ideal, uma vez que a textura é a de um mingau grosso.

Coloque a parafina no molde já preparado até a metade. Bata também, um pouco de parafina branca até espumar, e coloque por cima da primeira camada que já deverá ter solidificado.

A atenção deve ser grande quanto ao acabamento, que consiste no preenchimento completo da fôrma que deverá ser feito com a parafina líquida sem bater (isto é, sem espuma). Observe para preencher as cavidades no tempo certo, antes que seque demais.

Aguarde a secagem e retire a vela do molde. O acerto é feito na chapa quente. O efeito provocado pela espuma é marmorizado e a mistura das duas cores também faz a vela ficar muito bonita.







Velas com reaproveitamento de embalagem

Outra ideia interessante é o reaproveitamento de embalagens tipo caixas de leite, de bebida e outras que você pode utilizar como fôrma. Aqui a caixa é amarrada com borracha para dar um formato amassado original a vela. Centralize o pavio e encha, a seguir, com parafina na cor desejada. Aguarde a secagem completando para evitar a depressão.

Eis uma vela especial (única) feita de material alternativo.


Velas cachepôs

Nesta técnica, a vela não será retirada da fôrma, pois esta fará parte dela funcionando como um cachepô.



Velas cachepós

Você pode usar tudo que perceber que dará um belo efeito e que pode ser usado como fôrma: baldes de alumínio, vasos de cerâmica, potes de vidro, caixas de madeira, casca de coco, sapucaia e outros.

Material necessário

■ Parafina.

■ Pavio.

■ Palito de madeira.

■ Tesoura.

■ Corante.

■ Fôrma-cachepô escolhida.
Adicionar o corante da cor escolhida na parafina já preparada. Teste a cor e a temperatura que, para esta técnica, deve estar a 70 ºC. Corte o pavio de acordo com o tamanho do cachepô e, a seguir, centralize-o. Despeje devagar a parafina quente no interior da fôrma. Antes que seque totalmente, corrija a depressão



Luminárias ou lanternas

As velas-luminária também conhecidas como lanternas não são propriamente velas, mas sim luminárias que você usa com uma vela acesa dentro, e fazem o mesmo sucesso na decoração de sua casa num dia especial.



Luminárias ou lanternas

Vela luminária de gesso

Material necessário: fôrma de gesso, vaselina, papel absorvente e elástico.

Para esta vela você vai precisar muita parafina, cerca de cinco litros. A fôrma é encontrada em casa especializada em artigos para fabricação de velas, e deve ser bem umedecida para ser untada.

Preencha a fôrma de gesso com água para umedecê-la ou coloque-a imersa em água, numa vasilha grande, até que não solte mais borbulhas. Os moldes pequenos precisam de, no mínimo, vinte minutos e os grandes cerca de duas horas. A fôrma deve absorver muita água e ficar bem umedecida. Seque com papel absorvente e unte a fôrma com vaselina.

Confira a cor e a temperatura que deve estar em torno de 60 ºC. Despeje a parafina com cuidado no interior da fôrma. Depois de aguardar por cerca de 15 minutos, verifique com um palito de madeira se já formou uma camada de boa espessura dentro da forma e despeje a parafina derretida que ficou na fôrma de volta na panela.

Como a parafina seca de fora para dentro, o que vai ficar é a camada fina no interior da fôrma. Aguarde a secagem de 30 a 60 minutos, dependendo da temperatura ambiente, e retire a vela-lanterna de dentro da fôrma.

Dê acabamento final na boca da lanterna com chapa quente até atingir a abertura desejada.



Luminária de gesso

Vela luminária de arame

Para fazer esta outra luminária, você vai precisar, além da parafina, de: tesoura, palito de madeira, tela de arame e recipiente com água que comporte a peça de arame.

Corte a tela e forme um cilindro do tamanho desejado. Você pode usar um molde de alumínio ou PVC para ajudar a modelar a lanterna.

Se você quiser pode fazer lanternas coloridas, mas a branca é muito bonita. Prepare a parafina que deverá estar em torno de 65 a 70 ºC. Vá banhando a tela na parafina quente e depois na água fria. Faça isto várias vezes até conseguir o efeito desejado e cobrir completamente o arame. Este banho é dado no mínimo, dez vezes e o efeito é muito bonito.

Coloque a tela em pé e deixe secar por cerca de cinco minutos. Observe o efeito interessante e bonito da tela na vela luminária, que também é usada com vela acesa no seu interior.

E então gostaram? Aproveite bem e até a próxima publicação!


Um comentário: